| China promove ônibus de novas energias em Beijing | ||
| ( 2014/11/04
)
|
||
As autoridades chinesas lançaram no dia 22 um plano que requer que as cidades altamente poluídas de Beijing, Tianjin e da Província de Hebei ponham em funcionamento mais ônibus alimentados por novas energias para reduzir a contaminação.
A China procura promover o uso de 20.222 automóveis de novas energias no sistema de transporte público da região de 2014 a 2015, de acordo com o plano emitido de forma conjunta por sete departamentos, incluindo o Ministério da Indústria e Informatização e a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma. Para o fim de 2015, os veículos de novas energias devem representar pelo menos 16% do total de ônibus nessas regiões, segundo o plano. Estima-se que o número de estações de carga suba para 19.657. O anúncio é o mais recente esforço do governo para combater a cada vez mais séria contaminação na zona. Beijing e oito de suas cidades vizinhas se encontram entre as 10 cidades chinesas com a pior qualidade do ar no terceiro trimestre deste ano. A região Beijing-Tianjin-Hebei registrou em média a contaminação do ar em 45% dos dias do terceiro trimestre, segundo as informações emitidas na terça-feira pelo Ministério da Proteção Ambiental. O ministério não indicou quais foram os principais poluentes na região, embora um relatório divulgado em agosto indicou o ozônio e as partículas finas com diâmetro de 2,5 micrômetros ou menos (PM2,5). A China começou a incluir as partículas PM2,5, um indicador fundamental da contaminação do ar, e o ozônio em seu novo padrão de qualidade do ar de 2013, depois que uma série de períodos asfixiantes de smog gerou inquietação do público. A região Beijing-Tianjin-Hebei outra vez ficará envolta por smog a partir da quinta-feira, previu o observatório local. |
||